A adoção do modelo de bombeiro militar temporário pode ser estratégica para ampliar a capacidade operacional do Estado e reduzir custos imediatos. No entanto, deve ser bem regulamentada para evitar precarização da atividade e perda de qualidade no serviço prestado à população; Acredito que existem sim pontos positivos e irei citar alguns mas também existe pontos negativos ao quais eu que ja fui militar temporário do exército presenciei e pela experiência acredito que inserir temporários em um ambiente tanto militar quanto de segurança pública não é uma boa opção, porque pela falta de orientação muitas vezes o temporario se torna um fator de risco para a instituição e irei apontar nos pontos negativos minha opinião.
1. reforço rápido do efetivo:
Permite suprir déficits de pessoal de forma mais ágil, especialmente em períodos de alta demanda (estiagens, enchentes ou temporadas de verão).
2. Redução de custos para o estado:
O militar temporário normalmente não gera despesas futuras com aposentadoria integral ou progressões de carreira, reduzindo o impacto previdenciário a longo prazo.
3. Oprtunidade futura para os jovens:
Cria portas de entrada para o mercado de trabalho, oferecendo experiência, disciplina e qualificação técnica em áreas como primeiros socorros e gestão de emergências.
1. Alta rotatividade:
Como o vínculo é temporário, há constante necessidade de formação de novos profissionais, o que pode gerar perda de experiência acumulada.
2. Possivel desmotivação:
A ausência de estabilidade e plano de carreira pode impactar o engajamento e o comprometimento a longo prazo.
3. Impacto na valorização da carreira efetiva:
Pode haver questionamentos internos sobre equiparação salarial, direitos e divisão de funções entre militares de carreira e temporários, gerando tensões institucionais.