Sabemos que muitos são os desafios enfrentados pelo CBMAC, desde o seu efetivo historicamente reduzido, passando pelo aumento das demandas operacionais, até as limitações de recursos do estado.
É nesse contexto que se pode pensar na inserção de soldados temporários.
Em minha opinião, há alguns pontos positivos e negativos nesse modelo de composição do efetivo.
Como pontos positivos teríamos um reforço imediato na composição do efetivo, o que melhoraria a qualidade de vida daqueles que trabalham no operacional. Também teríamos uma redução de custos para o estado que pagariam bem menos nos temporários. E teríamos também um atendimento maior nas demandas em épocas de cheias e incêndios florestais.
Como pontos negativos, em minha opinião, as principais delas seriam a desvalorização e fragilização do militar de carreira. Isso poderia levar a uma possivel “extinção” e substituição do militar de carreira, perdendo assim até princípios como hierarquia e disciplian.
Sendo assim, em minha opinão, a inserção do militar temporário só serviria como uma solução emergencial, não sendo uma costume ou politica permanente.