Militar Temporário no CBMAC

Militar Temporário no CBMAC

por Dheime Pereira dos Santos -
Número de respostas: 0

Eu vejo o militar temporário como uma ferramenta de apoio à corporação, não como substituto da carreira.

Ele ajuda em momentos de aumento de demanda, afastamentos e falta pontual de efetivo, porque permite recompor rapidamente o serviço operacional e manter o atendimento à população.

O problema é quando isso passa a ser solução permanente para déficit estrutural. A carreira militar é construída com tempo, experiência e formação contínua. Se a base do efetivo passa a ser temporária, isso pode impactar a motivação e a própria identidade profissional da corporação.

Eu me preocupo principalmente com os cursos operacionais. Áreas como mergulho, salvamento em altura, operações mais técnicas e especializadas exigem formação cara, longa e contínua. Se os novos ingressantes forem, em sua maioria, temporários, pode não haver investimento ou demanda suficiente para manter esses cursos ativos. Com o tempo, os militares experientes dessas áreas vão para a reserva, e pode faltar reposição qualificada.

Por isso, entendo que o modelo pode ajudar de forma complementar, mas sou contrário à ideia de que ele substitua o ingresso por concurso. A longo prazo, isso pode enfraquecer justamente as capacidades operacionais mais especializadas do Corpo de Bombeiros.