Temporário sob a ótica da carreira.
Como Sargento de carreira do CBMAC, vejo a inserção de militares temporários como uma faca de dois gumes que exige uma gestão extremamente criteriosa. Minha análise pauta-se em três pilares fundamentais:
1. Não podemos ignorar que o modelo temporário permite uma rápida recomposição do efetivo operacional a um custo previdenciário e administrativo menor para o Estado. Em situações de baixo efetivo crítico, o temporário pode atuar em funções de suporte e em guarnições de menor complexidade, liberando o militar de carreira para especializações e funções de comando.
2.A nossa profissão é baseada na continuidade e no aperfeiçoamento constante. O ciclo de formação de um Bombeiro Militar é longo e custoso. Quando investimos treinamento de alto nível em um servidor que sairá em poucos anos, corremos o risco de uma rotatividade prejudicial, onde a experiência técnica se esvai da instituição sistematicamente, obrigando-nos a recomeçar o treinamento do zero com novos grupos.
3. No Corpo de Bombeiros, a confiança no parceiro de guarnição é vital. A integração entre o militar de carreira (que vê a profissão como projeto de vida) e o temporário (que a vê como etapa transitória) precisa ser muito bem trabalhada para que não haja disparidade no comprometimento e na doutrina. A segurança em ocorrências de incêndio ou salvamento não admite lacunas de treinamento.
Conclusão: O serviço temporário pode ser uma solução paliativa para o déficit de pessoal, mas jamais deve substituir o fortalecimento do quadro de carreira. A espinha dorsal das instituições militares estaduais deve ser composta por profissionais vitalícios, que garantem a memória institucional e a estabilidade da segurança pública.
Dicas para personalizar sua fala:
Se quiser ser mais crítico: Enfatize que o risco de "precarização" da força pública pode afetar a qualidade do atendimento à população acreana.
Se quiser ser mais conciliador: Foque em como o temporário ajuda a diminuir a escala apertada de quem já está na ativa.
Gostaria que eu fizesse algum ajuste específico em algum desses pontos ou prefere que eu foque mais na realidade específica do Acre?